Recebimento: 13/05/2025 |
Fase: Proposição Protocolada |
Setor:GABINETE DO VEREADOR ALEX RECEPUTE |
|
|
|
Complemento da Ação: Justificativa:
A criação de um Centro Especializado para Autistas se justifica pela necessidade de oferecer um atendimento adequado, inclusivo e especializado para indivíduos no espectro autista e suas famílias.
Atualmente, muitas pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) enfrentam dificuldades no acesso a serviços de saúde, educação e assistência social adaptados às suas necessidades específicas.
Dessa forma, a implantação desse centro representa um avanço significativo na garantia dos direitos das pessoas autistas, assegurando-lhes um atendimento digno, especializado e acessível, contribuindo para sua autonomia e participação ativa na sociedade.
Outro fator relevante é a necessidade de um ambiente preparado e adaptado para receber pessoas autistas, demais centros atende não só autistas como também pacientes com problemas psiquiátricos, alcoólicos síndrome de Down e outros tipos de dependências garantindo conforto, segurança e a utilização de metodologias que favoreçam a comunicação, a interação social e o aprendizado.
O centro também contribuirá para a disseminação de conhecimento sobre o TEA, sensibilizando a sociedade e promovendo a inclusão em diversos âmbitos.
Este centro terá como objetivo proporcionar suporte multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia e neurologia, promovendo um desenvolvimento integral e a melhoria da qualidade de vida dos atendidos.
Além disso, oferecerá suporte e orientação para familiares e cuidadores, possibilitando uma rede de apoio eficaz e estruturada.
A instituição Casa Azul visa cuidar da família, com terapias exclusivas para as crianças e terapias exclusivas para toda a família, o modelo de atendimento da Casa Azul segue o modelo do Ministério da Saúde, ou seja, está dentro dos padrões de atendimento nacional.
Além do atendimento às famílias, a Casa Azul é um campo de estágio, pesquisa e extensão, visando envolver as academias e seus alunos na discussão do autismo, bem como trabalha a aceitação, inclusão, quebra de preconceito e levar o conhecimento para toda a sociedade no que diz respeito ao autismo, pois entendemos que somente quando a sociedade conhecer sobre o autismo, é que iremos iniciar a quebra de preconceito e a inclusão será eficaz, e buscamos especialmente o respeito pela pessoa humana.
|
Documento(s) da tramitação:
|
|
|